Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Câmara Explica: Qual é a função dos vereadores?

Câmara Explica: Qual é a função dos vereadores?

por gec1 — última modificação 04/10/2019 09h43
Além de legislar e fiscalizar o trabalho do Prefeito, representantes eleitos para o Legislativo atuam como porta-vozes da população, representando-a perante outras esferas do Poder Público.

Todas as quintas-feiras, às 19h, os vereadores se reúnem no Plenário da Câmara Municipal para debater e votar diferentes assuntos relacionados ao Município. Qualquer pessoa pode assistir às Sessões e, sempre que tiver interesse, falar com os parlamentares pessoalmente.  Mas além dos debates e votações durante as Sessões, o que mais fazem os vereadores?

Os vereadores são como deputados e senadores, pois compõem o Legislativo, mas atuam  no Município, ou seja, têm o poder de legislar apenas sobre assuntos da cidade em que foram eleitos. Eles são considerados os porta-vozes da população, pois representam as pessoas perante outras esferas do Poder Público, pedindo providências para melhorar o dia-a-dia da cidade.

A principal função dos vereadores é legislar: debater, criar e alterar as Leis que regem as ações do Poder Público a nível municipal. Cabe também ao Legislativo fiscalizar o Poder Executivo, ou seja, zelar para que o Prefeito sempre respeite a Legislação e o interesse público.

Todos os vereadores possuem Gabinetes na Câmara Municipal, onde eles ou seus assessores recebem a população diariamente. Esse contato direto é importante para garantir que os cidadãos apresentem suas demandas e, assim, os eleitos para o Poder Legislativo possam tomar as providências necessárias para atendê-las.

Cabe ao cidadão acompanhar o trabalho do vereador!